Conhecer a Vida!

Esses dias estava conversando com minha filha de sete anos que jura que tem certeza de que já sabe tudo sobre a Vida! Me impressiona ver o quanto ela sabe conversar sobre vários assuntos, como ela acha que sabe resolver vários problemas, planeja praticamente o fim-de-semana inteiro e por aí vai… Não lembro de ser assim na época dela, até porque acho que hoje em dia as crianças tem mais participação sim que na minha geração, também não estou julgando o que está certo ou errado, mas acho graça…

Acho graça porque hoje, somente hoje, eu tenho vontade de rir quando vejo uma criança/adolescente/jovem achando que já sabe tudo sobre a Vida, sobre emoções, sentimentos, reações… e eu tenho vontade de rir porque já fui assim… e como eu era iludida! Na verdade eu tinha aquela noção limitada do que era a Vida… e, ainda tenho! Imagino que enquanto estou aqui rindo dos mais novos, com certeza tem alguém mais velho rindo de mim!

Tenho exemplos claros do que estou falando…

A mulher sempre sonha em casar, ter filhos, e como achamos que já sabemos de tudo, que somos experts, achamos que tiraremos tudo de letra quando a hora chegar…. Mas, as coisas não são assim… acho que somente uma em um milhão tem o parto perfeito, a amamentação perfeita, o bebê anjinho perfeito.. as outras 999.999 descobrem o famoso “padecer no paraíso”!

E as frustrações ou choques de realidade ou “acorda para vida” acontecem ali, naquele exato momento em que tudo o que aconteceu não foi como planejamos… ali a gente entende que infelizmente pai e mãe não podem resolver mais todos os meus problemas, ali a gente aprende um pouco como será essa nossa nova vida… agora cheia de surpresas e não mais tão certa como era antes!

A tal maturidade tenta chegar ali… para alguns vem com mais dor, para outros com mais tempo… cada um tem seu momento, até porque cada um tem a sua vida!

Sei que hoje os mais velhos do que eu riem de mim porque essa “fase” vai passar… chupeta caindo à noite? Calma que vai passar… filho ficando doente toda semana na escola? Calma que vai passar… Assim como eu tenho que falar para minha filha que tudo vai ficar bem depois que a amiga brigou com ela 20 vezes durante a manhã dizendo que nunca mais ia falar com ela… e eu dizendo que esse nunca mais dura só alguns minutos, acho que agora ela já aprendeu que o nunca mais, nunca é, nunca mais!

Conhecer a Vida é o “top trending” de todas as gerações desde o início da existência da vida humana! Talvez por isso tantos e tantos que já passaram por tudo isso nos dizem para aproveitar o momento, não nos preocupar com o dia de amanhã, que a cada dia basta sua preocupação e por aí vai… porque, conhecer a Vida é uma experiência diária de um grande projeto do amor de Deus! Com dor, com amor, com alegria, com tristeza… mas sobretudo, com Vida!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *